Como funciona o algoritmo do SEO

algoritmo do seo

Quais são os princípios e como funciona o algoritmo do SEO e suas atualizações para que aconteça os resultados desejados? Primeiro vamos começar entendendo…

O que é um algorítimo?

Algoritmo são operações sequenciais com sentidos lógicos que necessariamente precisa ser seguido para que o propósito seja cumprido. Quanto a sua finalidade? Pode ser inúmeras, como por exemplo, resolver um problema, buscar um objetivo, executar alguma ação específica ou genérica.

Para o caso do google, o algoritmo é responsável por mostrar os resultados das perguntas feitas pelas pessoas, de forma eficiente possível, sempre buscando melhorias.

Tá! Até agora entendido, mas qual o critério do google?

O Google determina alguns critérios que são chamados de fatores de ranqueamento. São levados em consideração em média 200 elementos para ranquear. Vamos falar dos principais.

Conteúdo

A criação de conteúdo é um dos principais. É necessário produzir conteúdo que atenda a necessidade dos clientes. O Google adora conteúdo, afinal, ele vive disso.

Então produza materiais inéditos, com uma linguagem que atende o seu público de forma clara e objetiva, para auxiliar em todas as etapas baseado na sua persona.

Densidade

Tudo que é demais faz mal. Comer chocolate é bom? Sim, para a maioria das pessoas. Mas comer demais faz mal, o mesmo vale para a quantidade de palavras-chaves. Criar um artigo cheio de palavras-chave sem nenhum critério pode ser encarado como um black hat pelo Google (o termo Black Hat é utilizado para se referir a pessoas que tentam acessar informações ou atingir objetivos sem a autorização do site ou da empresa em questão), e assim sua página pode ser punida.

Existem outras maneiras de deixar o conteúdo mais leve mas com uma boa densidade de palavras-chave. Isso porque o algoritmo consegue ler e entender o que está escrito como um usuário comum, assim eles valorizam conteúdos mais coerentes.

Palavras-Chave

Ainda que repetir palavras-chave exagerada pode ter efeito contrário, isso não significa que não temos que dar foco para elas.

Muito pelo contrário, pesquisas de palavras-chave é muito importante para produzir conteúdo otimizado no google. O segredo delas é que precisamos focar no usuário e assumam posições estratégicas dentro das páginas.

Atualizações e tempo

Esses são outros fatores que muitos sites pecam e acabam caindo no ranqueamento. Primeiro que, quanto mais tempo tem o conteúdo, mais chance tem de assumir as primeiras posições no Google.

Mas, não adianta ter um conteúdo antigo, mas com informações desatualizadas. Isso porque os robôs do google vasculham urls de tempo em tempo e analisam a relevância dos conteúdos.

Por isso que é importante ficar sempre atento as atualizações. Estar entre os primeiros é difícil, manter é mais difícil ainda.

Backlinks

Chegamos a um ponto muito importante, porém muito trabalhoso. Backlinks nada mais é que links que apontam para o seu.

Aqui o fator é bem parecido com amizade, o quanto mais melhor não quer dizer nada (risos). Aqui a qualidade é que faz a diferença.

Conseguir quantidades elevadas de backlinks não adianta coisa alguma, se eles forem de sites de pouca autoridade ou sem relevância. O que você precisa basicamente, é montar uma rede de confiança.

Viu como parece muito com suas amizades?

Se você conseguir backlinks de sites que tem tanta autoridade, ou ainda mais que o seu, é excelente para um bom ranqueamento no Google.

Depois de entender como funciona o algoritmo do seo, da para concluir que quem define os posicionamentos no google são os próprios clientes que estão buscando esses conteúdos. O algoritmo apenas trabalha oferecendo como resultados os sites quem seguem todos os critérios a risca.

Leia também o artigo: principais ferramentas do SEO.

Se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco.